Re: [obm-l] Vetores e Geometria

>Olá colegas da lista,
>
>Alguém poderia me ajudar com o seguinte problema?
>
>Demonstre que o segmento que une os pontos médios das diagonais de um
>trapézio é paralelo às bases e sua medida é a semi-diferença das medidas das

>bases.
>
>Obrigada,
>
>Carol
>
>Construa um trapézio de vertices A, B, C, D. Trace pelo ponto médio (E) de
AD uma paralela (r) as bases AB e CD. Chame de M1 a intersecção de DB com EF
onde F é a intesecçao de r om BC, e M2 a intersecçao de r com AC. Bom! EM1 é
base média de DAB, logo M1 é médio de BD, e então M1F é base média de BDC (M1F
= CD/2 e F é medio BC), com isso M2 é medio de AC, pois r // AB e F ´pe medio
de BC. Como M2F é base média de ABC entao M2F = AB/2, e ainda M1M2 = M1F - M2F
= (CD-AB)/2.

http://www.ieg.com.br