Re: [obm-l] O DILEMA

Isso tem a ver com o equilíbrio de Nash? Eu naum sei nada sobre o assunto,
mas um amigo meu que faz economia me deu um exemplo parecido, mas muito mais
simples...

Vejamos (perdoem qqr asneira):  - melhor maximizar a janela do e-mail

Opções:
> 1) Se os 3 confessarem, todos pegarão 15 anos na penitenciária.
> 2) Se apenas 2 confessarem e um não, 15 anos para os que confessaram e o
> outro
> terá prisão perpétua.
> 3) Se apenas 1 confessar, este pegará 20 anos e os demais, perpétua.
> 4) Se ninguém confessar, todos saem sem pena nenhuma.
Para um, ele supostamente trocou a quarta por :
> Ele disse a vocês dois que a quarta condição (para o terceiro
> suspeito) era a de que se ninguém confessasse, todos pegariam 15 anos.

    Supondo que o detetive tenha falado a verdade, o 3o prisioneiro teria
diante de si a perspectiva de ficar no mínimo 15 anos na cadeia e no máximo
a vida toda. Obviamente ele pretende minimizar sua pena. Vou supor tb. que
ele acredite que as probabilidades de os confessarem sejam iguais (1/2) -
isso é mais fácil do que caracterizar as personalidades de cada um, as quais
certamente influem nessas probabilidades e provavelmente são conhecidas
pelos 3.
    Sendo assim, ele teria as seguintes perspectivas:
- Ele confessa:
                       1o          !        2o        !        pena
                       conf.       !        conf.    !      15 anos
                       conf.       !         nao     !      15 anos
                         nao       !        conf     !      15 anos
                         nao       !         nao     !       20 anos
- Ele não confessa:
                       1o          !        2o        !        pena
                       conf.       !        conf.    !      perpétua
                       conf.       !         nao     !      perpétua
                         nao       !        conf     !      perpétua
                         nao       !         nao     !       15 anos
Se ele confessar, ele terá 3/4 de probabilidade de ficar a pensa 15 anos na
cadeia (o mínimo), se não, ele terá a mesma probabilidade de mofar no
xilindró. Logo, se o detetive estiver falando a verdade, ele  certamente irá
confessar.

Por outro lado, se o detetive estiver blefando, ele nem tomará conhecimento
da mentira, logo ele não irá confessar, esperando que seus companheiros
façam o mesmo e fiquem todos livres.

Considerando que apresentar opções diferentes para os presos significa
tratar cidadãos como diferentes diante da lei, há uma grande probabilidade
de o delegado estar mentindo. Como, além disso, os três já conheciam a fama
de astuto do detetive, os dois primeiros devem conhecer esta probabilidade.
Digamos que haja 70% de probabilidade de ele estar mentido. Logo, para mim
(e para o outro prisioneiro - segundo) o quadro seria mais ou menos assim:

- Eu confesso:
                          4o     !  prob.  !    outro     !   prob*  !
pena
                       conf.     !   0.3    !     conf.    !              !
15 anos
                       conf.     !   0.3    !      nao     !              !
15 anos
                         nao     !   0.7    !     conf     !              !
15 anos
                         nao     !   0.7    !      nao     !              !
20 anos
- Não confesso:
                          4o     !  prob.  !    outro     !   prob*  !
pena
                       conf.     !   0.3    !     conf.    !              !
perpétua
                       conf.     !   0.3    !      nao     !              !
perpétua
                         nao     !   0.7    !     conf     !              !
perpétua
                         nao     !   0.7    !      nao     !              !
liberdade !!!
* a priori,  todas são 1/2
Resultado :   confessando       15 anos : 3/20+ 3/20 + 7/20 = 13/20 = 65 %
                                              20 anos :                7/20
= 35 %
                    não confessando perpétua:            igual 15
=  65 %
                                              liberdade:           igual 20
=  35%
       Com isso, vê-se que confessando, eu provavelmente pegaria 15 anos de
cadeia, e não confessando, teria uma grande probabilidade de pegar prisão
perpétua. Esse resultado ainda reforça a probabilidade de o segundo
prisioneiro fazer os mesmos cálculos e confessar...  Logo, a boa parece ser
confessar.

De fato, a questão, vendo à distância soa como 70% de prob. de todos poderem
sair livres e 30 % de alguns se ferrarem muito e outros um pouco, mas ainda
assim parece melhor confessar...

Se vcs leram até aqui, obrigado pela atenção e desculpa qqr burrice, pelo
menos valeu pela (minha) diversão...

[ ]'s
  Fred