[obm-l] Re:Veja o que descobri ...

Ola Droind,
Tudo Legal ?

OBS : Estou escrevendo sem acentos !

Antes de mais nada te informo que nao respondi antes porque as suas
perguntas e resultados requerem uma analise mais cuidadosa e, no momento,
estou bastante ocupado com outras investigacoes nao menos interessantes para
mim ...

A sua observacao e muito boa ! Em verdade, e dela que deriva a solucao que a
meu ver e a mais elegante e promissora. Acredito que muitas pessoas ja
tenham percebido que a involuta do circulo, se for acompanhada em seu
extremo por um referencial movel, fornece uma cicloide. Mas penso que poucas
viram que isto implica em uma transformacao de uma funcao parametrica em
outra e que, atraves desta transformacao, podemos resolver os problemas
pertinentes a involuta do circulo fazendo perguntas sobre a cicloide.

No seu caso e mais facil trabalhar com a cicloide :

Y(t)=1 - cos(t)
X(t)=t - sen(t)

Que com a involuta do circulo :

X(t)=cos(t) - t*sen(t)
Y(t)=sen(t) - t*cos(t)

EU NAO CONHECO NA LITERATURA MATEMATICA NENHUMA REFERENCIA A ESTE TIPO DE
TRANSFORMACAO ! Se voce investigar mais profundamente, vera que o mesmo
ocorre com a tratoria ( ou tractriz ) e a catenaria. Ora a catenaria e uma
funcao hiperbolica, mole de ser trabalhada. EU ja havia descoberto isto ha
uns dois anos atras e estou convencido que e uma transformacao absolutamente
geral, nao obstante nao saber ainda como provar e formalizar estes
resultado. So a titulo de informacao verifique que a transformacao sobre uma
cicloide da outra cicloide, isto e, a cicloide e invariante sobre este grupo
de transformacao.

Parabens pela sua solucao. Ela e daquelas que se pode chamar de genial,
pois, alem de resolver um problema muito dificil ( Na biblioteca mathword, a
mais completa, o autor procura um contribuidor para este problema e,
portanto, deve ser inedito no mundo ) cria uma tecnica de abordagem que nos
permite investir em outros problemas muito dificeis.

Se nao me falha a memoria, eu so expliquei a solucao a um colega de uma
lista de discussao ( por telefone ) e comentei com um Prof. Mas nao
divulguei mais. Pensava em escrever um artigo sobre isso, mas como voce
chegou ao mesmo resultado e nao estou com saco pra escrever muito, pode
divulgar ou publicar que nao vou me importar.

Um Grande abraco pra voce
Paulo Santa Rita
7,1748,090302

O MSN Photos é o jeito mais fácil de compartilhar, editar e imprimir suas
fotos preferidas: http://photos.msn.com.br/support/worldwide.aspx