Re:[obm-l] GEO-prova

> Olá amigos!
>
> Adaptei o texto que segue para ser colocado num e-mail
(sem anexo). Digitei-o há alguns anos, mas com muitos
símbolos. Alguém poderia me ajudar como o seguinte
problema?

> []s, Josimar
>
> PROBLEMA
>
> Apenas com os axiomas e definições abaixo, é possível
provar o quarto postulado de Euclides?

> Quarto postulado: "todos os ângulos retos são iguais
entre si".

> GEOMETRIA NO PLANO
>
> I) AXIOMAS DE INCIDÊNCIA
>

> Termos primitivos: PONTO, RETA e INCIDENTE.
>
> Consideremos os termos "passar por", "jazer em" e suas
variantes como sinônimos de incidentes.

> AX(inc) 1 - Para todo ponto P e todo ponto Q distinto
de P, existe uma única reta l incidente em P e Q.

> AX(inc) 2 - Para toda reta l existem pelo menos dois
pontos distintos incidentes em l.

> AX(inc) 3 - Existem pelo menos três pontos distintos
com a

> propriedade que nenhuma reta é incidente em todos eles.
>

> Definições
>
> Def(inc) 1 - Dois ou mais pontos são COLINEARES quando
incidem na mesma reta.

> Def(inc) 2 - Duas retas são CONCORRENTES quando
possuem um ponto comum, ou seja, quando incidem em um
ponto.

> Def(inc) 3 - Duas retas são PARALELAS quando não
incidem em nenhum ponto comum, ou seja, quando não são
concorrentes.

> II) AXIOMAS DE ENTREMEIO (BETWEENESS)
>

> Termo primitivo: "ESTAR ENTRE".
>

> AX(entre) 1 - Se o ponto B está entre os pontos A e C
então A, B e C são três pontos distintos incidentes na
mesma linha reta e também B está entre C e A.

> Introduzindo a notação A*B*C para denotar que B está
entre A e C (ou, equivalentemente, B está entre C e A),
podemos reescrever o axioma acima como:

> "Se A*B*C então A, B e C são distintos e A,B,C
pertencem a l e C*B*A."

> AX(entre) 2 - Dados dois pontos distintos B e D,
existem pontos A, C e E incidindo na reta l que passa
por B e D e tal que A*B*D, B*C*D, B*D*E.

> AX(entre) 3 - Se A, B e C são três pontos distintos
incidentes em uma reta, então ocorre um e somente um dos
casos:

> i) A*B*C                ii) A*C*B                iii)
B*A*C

> Definição
>
> Def(entre) 1 - Dizemos que dois pontos A e B estão do
mesmo lado da reta l se o segmento [AB] não interceptar
l. Caso contrário, dizemos que A e B estão em lados
opostos de l.

> AX(entre) 4 - Para toda reta l e três pontos A, B e C
quaisquer não incidentes em l, teremos:

> i. Se A e B estão do mesmo lado de l e B e C estão do
mesmo lado de l, então A e C estão do mesmo lado de l.

> ii. Se A e B estão em lados opostos de l e B e C estão
em lados opostos de l, então A e C estão do mesmo lado
de l.

> Definições
>
> Def(entre) 2 - O segmento [AB] é definido por:
>
> [AB] = {A,B} união {X / A*X*B}
>
> Def(entre) 3 - A semi-reta [AB[ é definida por:
>
> [AB[ =  [AB]  união {X / A*B*X}
>

>   a.. AXIOMAS DE CONGRUÊNCIA
>

> Termo Primitivo: CONGRUÊNCIA.
>

> AX(cgr) 1 - Se A e B são pontos distintos e A' é um
ponto qualquer, então para cada semi-reta r partindo de
A', existe um único ponto B' incidente em r tal que B'
seja diferente de A' e [AB] == [A'B'], (== significa
"congruente a").

> AX(cgr) 2 - Se [AB]==[CD] e [AB]==[EF], então [CD]==
[EF]. Além disso, todo segmento é congruente a si
próprio.

> AX(cgr) 3 - Se A*B*C, A'*B'*C',[AB]==[A'B'], [BC]==
[B'C'] então [AC]==[A'C'].

> Definição
>
> Def(cgr) 1 - Um ângulo de vértice A é definido como um
ponto A junto com duas semi-retas [AB[ e [AC[;
convencionaremos que se B*A*C então ^BAC não é um
ângulo, mas sim, semi-retas opostas.

> AX(cgr) 4 - Dado um ângulo ^BAC e dada qualquer semi-
reta [A'B'[ partindo de A', então há uma única semi-reta
[A'C'[ em um dado lado da reta ]AB[ tal que
^B'A'C'==^BAC.

> AX(cgr) 5 - Se ^A==^C e ^A==^D então ^C==^D. Além
disso, todo ângulo é congruente a si próprio.

> AX(cgr) 6 - (SAS) Triângulos com dois lados
congruentes um a um e cujos ângulos compreendidos entre
os lados congruentes são congruentes, são triângulos
congruentes.

> []s, Josimar
>
>Josimar,
angulos congruentes"
Uma boa referencia e o livro "A demonstraçao em
Geometria" de A.I.Fetissov,Editora MIR(traduçao da
Editora Moderna).
> Se puder,escreverei + sobre isso.
>ATE MAIS!!!!!!!!!!!
>Anderson

Quer ter seu próprio endereço na Internet?
Garanta já o seu e ainda ganhe cinco e-mails personalizados.
DomíniosBOL - http://dominios.bol.com.br