[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] ajuda

Essa questão caiu na minha prova de álgebra de 2000, quando eu estava na
primeira série do ensino médio, e eu bolei uma solução para ela que era
um pouco mais rápida (fazia menos contas):

Quando parar de riscar vai ter dado três voltas ( pois 15r + 1 = 1000v +
1 <=> 200v = 3r, e assim que for igual tem que parar )

Desta equação acima, vemos que foram 3 voltas ('v') e 200 riscados ('r')
pois 15r + 1 é o (r+1)-ésimo termo da PA, logo não pode.

Em tempo: uma outra solução vê que tem que ser exatamente (4/5)*1000 porque
1000 e 15 têm mdc 5, e, como quando repetir acaba,  só vai riscar 1/5 dos
números. É um argumento probabilístico (e que só é válido porquê mdc(1000,
15) é 5. Acho que dá pra generalizar o problema, sendo a resposta:

a*(x-1)/x

onde a = número inicial de inteiros escritos, x = mdc(a, b) onde b é o número
de inteiros que você conta até riscar o outro.

Não tenho certeza da generalização, mas acho que com um pouco de álgebra
dá pra provar.

Até mais,
Bernardo