[obm-l] Heuristica, matematica e inteligencia artificial

Gostaria de ouvir um pouco dos colegas  sobre estes assuntos
correlacionados, tanto como literatura(indicacoes, divulgacao
cientifica) ou artigo tecnico introdutorio(definicoes, indicacoes).
Eu sei que tem talvez membros da lista que veem estudando este
topico, algoritmos de IA que faz demonsreacoes de matematica, jogos
de xadrez, etc.
Existe na praca livros de discussoes de cunho filosofico como da Unesp
(Do caos a inteligencia artificial) e mesmo o consagrado IA da Elaine
Rich. Espero sugestoes e agradeco antecipadamente.
Um abraco a todos da lista
GUGU, Nicolau, Morgado, Ponce...
FLW...