[obm-l] Espirais da Montanha Russa

prezados participantes da lista.

Preciso plotar uma simulação de uma montanha russa em 2D que tenha pelo menos
dois loopings.

Pesquisei sobre as espirais usadas nos loopings das montanhas russas e
encontrei referência a dois tipos:

i  Em forma de parafuso (complicado para potar em 2D).
ii Uma espiral em forma de gota (razão de ser desta mensagem).

Bom, pesquisei o quanto pude sobre essa espiral a fim de saber seu nome e sua
parametrização. Encontrei apenas uma referência na revista superinteressante de
janeiro de 89. Nesta revista esplica-se que não se utiliza o formato circular
para o looping por razões físicas e biológicas pois permite pontos de intensa
gravidade e outros de nula. Então, segundo a revista, a solução foi encontrada
em 1977 numa curva chamada Espiral de cornu ou clotóide atribuída a Euler.
Porém não vejo nesta curva ( de paramétricas dy/dt=sen(t^2) dx/dt=cos(t^2) )
solução para o meu problema pois preciso plotá-la para ser vista "de lado" e
não "de frente" e o software que tenho que usar
(http://phoenix.sce.fct.unl.pt/modellus) não possui recursos 3D.

Alguém conhece alguma espiral que me sirva para esse fim? Ou como plotar a
clotóide em outra perspectiva?
Agradeço antecipadamente
Rogério