Re: [obm-l] Teorema de Fermat

Oi, Ruy. Já que você perguntou.... serei forçado a revelar minha inhorância
com relação ao Teorema de Fermat e sua história... :(

Bom, imagino que você diz assim, se eu fosse a uma série de 3 palestras
explicando a demonstração, se eu entenderia tudo exceto possivelmente por
pequenos detalhes... Se for isso, a resposta, no meu caso, é NÃO.

Coloquialmente: creio que eu entenderia lhufas.. PN.... zilch.... ze-ro. :)

Mas o pessoal de Teoria dos Números deve ter uma resposta mais culta do que
a minha... :)

Acho (achismo achado) que não. Talvez ele tenha se enganado em algum
lugar... ou talvez tenha feito uma piada que sem querer ficou para a
posteridade.... ou talvez seja tudo uma lenda.

    Hmmmm... Minha impressão é que ele entrou sim para a História da
Matemática, mas não o coloco lá com Euler ou Gauss. Uma coisa que deve ficar
clara é que ele não fez tudo SOZINHO.... Ele trabalhou em cima do trabalho
de muita gente, e até mesmo alguns dos resultados fundamentais que ele
apresentou foram obtidos por gente que trabalhava com ele. Digo isso pois
conheci pessoalmente um dos caras que trabalhou com o Wiles, um cara
brilhantíssimo e extremamente quieto chamado Richard Taylor, com quem tive o
prazer de jogar baralho várias vezes (menciono isso pois é a minha conexão
mais próxima com o Teorema de Fermat, fico todo orgulhoso em dizer ''Aquele
cara é *MEU* amigo..." :) ;) :) ); segundo o pessoal do nosso departamento
(ex-meu, ainda dele), ele é que resolveu alguns dos problemas mais cabeludos
da demonstração... mas, sendo um cara quieto, ele não quer *NADA* com a fama
não, então está satisfeitíssimo com o crédito dado, sem os holofotes.

    Antes que se crie polêmica.... eu não estou dizendo que o Wiles não fez
as coisas ou roubou o resultado de alguém -- que eu saiba, ele trabalhou
muito e é muito brilhante sim; só estou dizendo que os holofotes escolheram
*UMA* pessoa para ser o resolvedor do problema, e esta *UMA* pessoa calhou
de ser o Wiles (e, se *UMA* pessoa tivesse de ser escolhida, talvez até ele
seja a escolha certa mesmo). Enfim, é sempre possível que o parágrafo acima
simplesmente reflita a vontade que todos nós temos de aumentar a importância
das pessoas que conhecemos (não creio, mas pode ser)...

    Mais que isso, deixo de novo para o pessoal mais chegado à Teoria dos
Números.

    Abraço,
              Ralph