Re: Continuação de ...(ola amigos...)

Olá colegas da lista...
aqui envio algumas soluções para os dois problemas...
Primeira:
obs: essa questão se não me engano é do colégio naval e como ele diz um
valor possivel, lembro-me que dentre os valores das opções só havia um
possivel(12,5).. aki segue uma solução para este:

Trace uma diagonal(BD) e trace o seguemento pedido(chamemos MN, M e N ponto
médio dos lados), agora marque o ponto médio da diagona(chame de O) e
ligue-o a cada "ponta" do seguemento MN, note que um triangulo é formado,
pois como os lados opostos NÃO são paralelos, os dois seguementos OM e ON
não estarão na mesma reta, temos assim um triângulo de lados OM ON e MN, mas
OM é um segmento paralelo e forma um triangulo(MOD) semelhante de razão 1/2
ao triangulo DAB, portanto OM vale metade de AB=12, faça o analogo para ON e
temos OM=6 ON=8, e para o ultimo lado do triangulo OMN (MN) temos a relação
de existência para um triângulo:      8- 6  >MN> 8+6 ou seja,    2>MN>14,
unica opção válida se não me engano era 12,5.. segue o desenho anexo..

Segunda:

1 naval é o angulo inscrito que corresponde ao arco r, já 2 "navais" é o
ângulo do vértice(apoiado no centro da circunferencia) que corresponde a
r... mas sabemos que 360 corresponde a 2.Pi.r .: 180 corresponde a Pi.r e
dois navais a r...
  então 180/pi corresponde a dois navais, 180(some dos angulos internos de
um triangulo) corresponde a 2navais.Pi....
perdoem-me algum erro(principalmente os de português :P), espero poder ter
ajudado...
abraço a todos..
[]'s