Re: Probleminha

On Wed, Jan 16, 2002 at 09:12:43PM -0300, Humberto Naves wrote:
>   Oi Pessoal,
>   Sou novo aqui na lista, e estou propondo um
> probleminha legal que encontrei. Não o resolvi ainda,
> tentei por Geometria Analitica e chegou numa
> desigualdade, quando acabar mando a solucao (Como
> posso mandar uma figura atraves da lista????).

Você pode mandar attachments de figuras desde que eles
sejam pequenos.

> Problema:
>   Prove que eh impossivel colocar dentro de um
> quadrado de lado 1, dois quadrados de lados a e b, com
> a+b>1, sem superposicao.
>   Esse problema foi proposto por P. Erdos e outro
> matematico que naum me lembro!

Não sei fazer (na verdade acabo de ler o problema
e não pensei) mas parece um pouco o problema da Ibero:

Quantos quadrados de lado menor do que 1/2 são necessários
para cobrir um quadrado de lado 1?

Bem, o problema da Ibero era provar que 5 quadrados não bastam...

[]s, N.