Re: Probleminha

Ola Humberto,
Bem-Vindo !

Se a+b>1 entao a>1-b. Imagine agora um quadrado de lado "b" dentro do
quadrado de lado 1 ... Qualquer que seja a posicao deste quadrado, o maximo
que podera sobrar na direcao vertical bem como na horiontal e
"1-b". Mas a > 1-b. Logo, nao e possivel colocar um outro quadrado de lado
sem que haja superposicao das figuras.

Se alguem raciocinasse assim, eu aceitaria, mas suspeito que nao e isso que
voce quer ver ...

Seja um sistema cartesiano ortogal. Imagine um quadrado no primeiro
quadrante com um vertice na posicao (0,0). Escolha um ponto (X,Y) neste
quadrado como centro de um quadrado de lado "b". Usando os lados do quadrado
de lado "b" como suporte, trace as quatro retas. Isso vai permitir a voce
delimitar, no maximo, oito retangulos. Usando o fato de que :

1) a > 1-b
2) se c > d nao e possivel colocar totalmente dentro de um retangulo de
altura "d" um quadrado de lado "c", qualquer que seja a largura do
retangulo.

Mostre que em nenhumas das regioes ( no maximo oito ) cabera o quadrado de
lado "a"

Se mesmo assim voce nao ficar satisfeito, voce deve saber que esta lidando
com FORMAS e nao somente com NUMEROS. Ha algum tempo atras eu li um livro
sobre FORMAS MODULARES no qual o autor mostrava como representar
analiticamente ( por equacoes com diversos niveis de modulos ) as diversas
figuras "lineares", tais como quadrados, losangos etc. Esta e a maneira mais
geral, mas eu nao estou me lembrando agora destas equacoes e li tal livro em
uma biblioteca.

Bom, eu vou ficando por aqui ... Mesmo porque agora surgiu um problema legal
: eu nao me lembro o autor e o titulo do livro acima e gosto de fazer
experiencias mentais, trazendo para a memoria com clareza fatos ha muito
vividos.

Um abraco pra voce !
Paulo Santa Rita
5,1325,170102