Re: Probleminha (ampliacao)

Ola Pessoal,

Um detalhe : O Problema abaixo, apresentado pelo Humberto, nao informa se os
quadrados de lados "a" e "b" podem estar com seus lados inclinados em
relacao aos lados do quadrado original ( de lado unitario ). Eu estou
supondo que exige-se que os quadrados de lados "a" e "b" mantenham os seus
lados paralelos aos lados do quadrado original.

Se eu entendi mal o problema, vale dizer, se se permite que os quadrados de
lados "a" e "b" podem ser inclinados, a solucao fica diferente :

1) Estabeleca um sistema de eixos cartesianos ortogonais. Considere um
quadrado de lado unitario TOTALMENTE DENTRO DO PRIMEIRO QUADRANTE com um
vertice na origem deste sistema de eixos.

Os pares (X,Y) que compoe este quadrado, sao, obviamente , os que satisfazem
as inequacoes : 0 =< X =< 1 e 0 =< Y =< 1

2) Um quadradindo de lado "a" dentro do quadrado acima pode ser
caracterizado univocamente de diversas maneiras. Em particular, pode ser
caracterizado por um par nao-ordenado {(Xa,Ya),M }, onde (Xa,Ya) e o centro
do quadradindo e M a inclinacao de um de seus lados.

3) Os lados do quadradinho estao contidos em equacoes da forma :
Ys=Mx + S, Yi=Mx + I, yi'=(1/M)X + I' e ys'=(1/M)X + S'. Para qualquer
ordenada de um ponto no quadradinho existem duas das retas acima, uma
inferior ( I ou I' ) e outra Superior ( S ou S') tal que

I ( ou I')=< y =< S ( ou S')

4) As abscissas dos pontos que compoe o quadradinho satisfazem uma inequacao
da forma :
A < x < B
( A e B saem facilmente em funcao de M, de "a" e de (Xa,Ya))
Exemplo : a*(sen(M) + cos(M)) e a distancia horizontal entre os vertices
leste e oeste.

5) Os passos acima vao caracterizar um quadrinho como um conjunto de
inequacoes. Montando as inequacoes para o quadradinho de lado "b", Centro
(Xb,Yb) e inclinacao N, mostre que se a+b>1 e (X,Y) varia no quadradinho de
lado unitario, para qualquer M,N existe ao menos um ponto que satisfaz os
dois sistemas de inequacoes.

6) EstE foi um ESBOCO DE SOLUCAO ... "NO BRACO" ! E feia mas e um caminho.
Melhor que nao ter ideia alguma de como encarar o problema. Imagino que ha
alguma forma mais elegante de caracterizar os quadradinhos e, portanto, de
mostrar a necessaria intersecao que eles devem ter. Esta caraterizacao
elelgante, inclusive, serviria para tratar muitos outros problemas
semelhantes. Alguem se habilita ?

Um abraco
Paulo Santa Rita
5,1544,170102