Re: Historia e Matematica

Caro Paulo.

Nao, nao tenho uma homepage.

Minha tese (ja la se vao mais de vinte anos) chama-se "Aproximacao ponderada
nao-arquimediana".

Em resumo:
Aproximacao = aproximar funcoes ruins por funcoes boas (por exemplos,
continuas por polinomios), uma historia que comeca com Weierstrass.
Ponderada = a aproximacao eh feita com pesos (Bernstein introduziu isto).
Nao-arquimediana = os corpos de numeros usados nao sao nem os reais nem os
complexos, nem nada parecidos. Sao nao-arquimedianos (como os dos numeros
p-adicos). Por exemplo, o conjunto de todos os 1+...+1 (onde 1 eh o neutro
da multiplicacao) eh limitado superiormente.

Os resultados da tese sao generalizacoes de resultados de L.Nachbin para
outros contextos mais "normais" (Os matematicos operarios quase sempre
generalizam ou aplicam o que os matematicos geniais bolaram como pioneiros).

Posso mandar um exemplar para voce, se voce me der um endereco ou se
combinarmos um lugar onde eu possa deixar.

Existe um artigo de autoria de Lawrence Narici e E. Beckenstein (autores de
um celebre livro de Analise Funcional, junto com o Bachman) na revista
American Mathematical Monthly, Vol.88, No 9, de 1981, chamado: "Strange
Terrain - Non Archimedean Spaces", onde ele explica de que trata a Analise
N.A. e faz um historico da pesquisa no assunto. Ele cita a minha tese; por
isto, quando li esse artigo, na epoca, fiquei contente em ver que alguem
alem da minha banca e dos meus amigos, tinha lido meu trabalho sobre este
"estranho" assunto.

Ha tambem um professor da UFF, o Prof. Dinamerico Pombo, que foi meu aluno
na UFRJ e tem varios trabalhos nessa area.
Abracos.
JP