Re: Domino

    Mas ajudou sim, David! Com os casos que voce citou em maos, podemos
atacar agora o caso m x n com m e n impares, m divisivel por 3.

    Se m=3 entao pode-se mostrar que eh impossivel preencher o tabuleiro;
voce pode fazer por inducao, analisando as 3 possibilidades de cobrir um dos
cantos, observando como cobrir o canto "proximo adjacente" e reduzir 3 x n
para 3 x (n-2); note que 3 x 1 certamente nao dah. Analogamente, se n=3
tambem nao dah para cobrir o tabuleiro.

    Assim, suponha m,n>=5, impares, e m divisivel por 3, isto eh, m=6a+9 e
n=2b+5 com a,b>=0. Entao:

    i) O retangulo 6a x n voce jah mostrou como fazer, certo?
    ii) O outro pedaco eh 9 x 2b+5. O pedaco 9 x 2b voce tambem jah mostrou
como fazer, neh?
    iii) Entao soh falta cobrir o pedaco 9 x 5, o que pode ser feito por
tentativa e erro com 15 triminos... Tente voce mesmo, eh rapido achar uma
configuracao que presta. Aqui estah uma achada rapidinho:

1 1 2 2 3 3 4 5 5
1 6 6 2 7 3 4 4 5
8 8 6 7 7 9 9 a a
8 b c d d 9 e a f
b b c c d e e f f

    (esse pedaco aqui em cima soh fica diretinho se voce estiver usando uma
fonte de largura fixa, mas acho que deu para entender, neh?)

    Pronto, feito! Qualquer tabuleiro pode ser coberto, desde que um dos
lados seja divisivel por 3, mas nenhum deles seja 3.
    Abraco,
        Ralph