De: David Daniel Turchick <dturchic@colband.com.br>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br <obm-l@mat.puc-rio.br>
Data: Quinta-feira, 27 de Dezembro de 2001 12:10
Assunto: Re: Domino

Olha, tentar, eu tentei, mas aposto que onde eu cheguei vários chegaram...
Mostrei que é necessário que m ou n sejam múltiplos de 3: a área do
tabuleiro deve ser múltipla da área do triminó, e 3 é primo), e para fixar
as idéias, impus que fosse o m=3a.
É suficiente que n seja par: se n=2b, divida o tabuleiro em b faixas mX2 e
preencha cada faixa com a retângulos 3X2, que podem claramente ser
"triminomizados".
É suficiente n ímpar >1 e m par: seja a=2c, então m=6c, e seja n=2b+1, então
dividimos o tabuleiro em b-1 faixas mX2 (com as quais você já sabe o que
fazer) e 1 faixa mX3, a qual você preenche com 3c retângulos 2X3.
Então o que falta é o caso m e n ímpares.

Espero ter ajudado (mas aposto que não ajudei!).
David