Re: Completude da Geometria e Teorema de Godel

Ola Rogerio e demais
colegas desta lista,

E importante que se compreenda corretamente o que e um SISTEMA FORMAL e o
que vem a ser COMPLETUDE e CONSISTENCIA num tal sistema. Estes sistemas tem,
a grosso modo :

1) Objetos indefinidos ( ou primitivos )
2) proposicoes primitivas ( ou axiomas, ou postulados )

NAO SE PODE ATRIBUIR AOS OBJETOS PRIMITIVOS NENHUMA PROPRIEDADE DITADA POR
UMA EVENTUAL REPRESENTACAO MENTAL E INTUITIVA QUE TENHAMOS DELES. Tudo que
se falar sobre os objetos deve ser uma consequencia logica dos axiomas e dos
teoremas que ja tenhamos demonstrado. Pode-se construir novos objetos em
estrita obediencia as regras de construcao.

1)Um sistema formal e CONSISTENTE se nao for possivel provar uma afirmacao e
a sua negacao, isto e, exemplificando, se eu provar que "A e B" eu nao
poderei provar que "A e nao B"

2)Um sistema formal e COMPLETO se todas as afirmacoes sobre os objetos puder
ser provada com os recursos de inferencia do proprio sistema, isto e, nao
pode haver uma propriedade usufruida por alguns objetos do sistema que seja
indemonstravel com os recursos de inferencia do sistema.

Em geral, criar uma sistema formal e, em geral, um dos objetivos perseguidos
para qualquer ramo da matematica, sobretudo quando ele ja esta
suficientemente maduro e ja deu bons resultados.

A grosso modo, o que Godel mostrou e que os dois conceitos acima, de
COMPLETUDE e INCONSISTENCIA, sao antagonicos para qualquer sistema formal
que use minimos recursos da Aritmetica, isto e :

"Se o sistema formal for COMPLETO, isto e, toda afirmacao sobre os objetos
do sistema puderem ser demonstradas com os recursos de inferencia do
sistema, entao ele sera INCONSISTENTE, vale dizer, nos seremos capazes de
provar uma teorema e a negacao dele; Se, por outro lado, o sistema formal
for CONSISTENTE, isto e, se nunca poder acontecer de provarmos um teorema e
a sua negacao, entao ele sera INCOMPLETO, vale dizer, haverao propriedades
validas dos objetos do sistema que nos nao seremos capazes de provar com os
recursos de inferencia do proprio sistema."

Nao existe Teorema da Completude na Geometria Euclidiana. Nao no sentido de
COMPLETUDE de um sistema formal. Hilbert mostrou que a geometria euclidiana
seria consistente, se a algebra tambem fosse. Mas a consistencia da Algebra
depende da Aritmetica e a prova da consistencia desta ultima parece muito
dificil de ser conseguida ...

Ate parece, numa primeira apreciacao, que o Teorema de Godel e algo ruim e
negativo... Ele sulapou o sonho de Hilbert e de todos os Matematicos
formalistas, que com seus sistemas formais, tiravam o sentido intuitivo que
damos aos objetos matematicos, reduzindo a Matematica a um jogo logico sem
graca, sem semantica e sem sentido.

Observe que COMPLETUDE e CONSISTENCIA sao propriedade DO SISTEMA FORMAL, nao
de um de seus objetos : sao portanto propriedades do TODO. Visto por este
angulo, Godel mostrou que o TODO tem propriedades ( consistencia, completude
)  que sao inacessiveis ou inesplicaveis pela mera consideracao das partes
que o compoe O TODO, isto e, O TODO E MAIS QUE A MERA SOMA DAS PARTES. O
cara formalista pressupoe justamente o contrario. Ele pensa que conhecendo
bem as partes ( axiomas, teoremas, objetos indefinidos ) vai poder explicar
( demonstrar ) tudo que aparecer ou ocorrer na frente dele. E o SONHO
EISNTENIANO de encontrar UM CONJUNTO DE EQUACOES QUE EXPLICAM TODO O
UNIVERSO.

Godel, nos permitiu comecar a pensar NO SENTIDO, NA SEMANTICA, NO FIM, NA
FUNCAO, NO PAPEL, NA INTERPRETACAO TELEOLOGICA, como algo mais que mera
filosofia barata. Se se retirar o sentido das coisas, as coisa perdem o
sentido. Agora, como articular de forma consistente e seria este sentido ?

Todos os danos que estamos causando ao mundo natural, que vem ha anos
preocupando ecologistas do mundo inteiro, promanam de nossa ignorancia com
respeito ao papel e o sentido dos fenomenos. O ideal seria que nos nos
relacionassemos com a natureza respeitando os seus acontecimentos ou o papel
que cada coisa tem. Todavia, quem tem que dar esta linguagem, como sempre, e
a Matematica, e muito provavelmente foi o Teorema de Godel o primeiro passo
neste sentido.

Um abraco
Paulo Santa Rita
6,1500,141201