Re: Teoria dos números

Fala Raul, blzura?
Seguinte, a RPM está no volume 46, se não me engano.É um pouquinho difícil
consegui-la. Mas creio que mandando um  email ou carta para o ime-usp vc
consiga....espero que alguém coloque o endereço.
É verdade, pelo teorema de fermat seria muito mais simples resolveer a
questão, mas observe: MUITO MAIS SIMPLES!
tendo K^5 - K vc pode fatorar
K(K^2+1)(K+1)(K-1)
daí é so montar uma tabela de valores para K
Vc tem que fixar no ultimo algarismo de K, pois ele vai definir tudo. Tente
K=0,1,...,9 que são todos os algarismos e observe que funciona.
É fácil ver que é divisível sempre por dois (pois tem dois caras
consecutivos na história). Pra provar que é por cinco é só fazer o que eu
falei acima.
corrijam se eu estive4 errado
abraços
Marcelo