IME-88/89 permanece a duvida.

Saudacoes aos colegas da lista.

> Em cada uma das faces de um cubo constroi-se um circulo e, em cada circulo,
> marcam-se n pontos. Unindo-se estes pontos,
> (a) quantas retas, nao contidas numa mesma face do cubo, podem ser
> formadas? (b) quantos triangulos, nao contidos numa mesma face do cubo,
> podem ser formados?
> (c) quantos tetraedros, com base numa das faces do cubo, podem ser
> formados? (d) quantos tetraedros, com todos os vertices em faces
> diferentes, podem ser formados?
> OBS: Suponha que, se 4 pontos nao pertencem a uma mesma face, entao nao sao
> coplanares.

Eu gostaria de saber se o problema me permite adimitir o fato de alguma das
circunferencias ser tangente a alguma(s) aresta(s) e esse ponto de tangencia
ser um dos pontos marcados. Pois assim teriamos faces com mais de n pontos,
isso influenciaria inclusive nos itens (a) e (b) e tornaria a questao bem
mais complicada. Ou nao?

Abracos, Alvaro.
--
Nome: Alvaro de Jesus Netto.