Re: segunda lei de kepler

Existem várias maneiras de se demonstrar esta "Lei". Há uma puramente
geométrica demonstrada por Newton no Principia e que é de facílimo
entendimento ... mas naum irei escrevê-la aki pois seria mais interessante
usar uma figura para isso.

A demonstração usa o fato de a força gravitacional ser central e
consequentemente o momentum angular ser conservado. Neste caso podemos
escrever:

L = mr^2w  (onde L é momentum angular do planeta, w é a velocidade angular
do planeta e r é o é a distância do planeta ao Sol)

Como a diferencial da área varrida por r é dada por:

dA = (1/2) r^2du (onde u é o ângulo referente ao deslocamente do planeta) ou
seja:

dA/dt = (1/2) r^2du/dt =  (1/2) r^2w

usando as duas relações obtidas:

dA/dt = L/(2m) = constante

ou seja, o raio vetor que liga o planeta ao sol varre áreas iguais em tempos
iguais.