Re: Questao 5 do nivel 2=questao 4 do nivel 3

Nicolau, (ainda fica a dúvida sobre a pontuação de
quem resolveu o caso particular)

Mas, mesmo assim, deve-se levar em consideração que o
aluno logicamente desconhece o gabarito antes de fazer
a prova, e não sabe o que se passa na mente da
comissão... Dessa forma, um enunciado geral pede uma
resposta geral, envolvendo todos os casos... Nesse
ponto de vista, creio que o sistema adotado peca, já
que os outros, mesmo não possuindo soluções
(sinceramente não verifiquei depois todos os casos),
poderiam ser considerados de mesmo valor individual
que a apresentada no gabarito... admito que não tentei
chegar às outras soluções, mas me parece que talvez
haja alguma, por mais complexa que seja...
Concordo com a Fernanda sobre todos terem sido
prejudicados, e de fato o argumento dela é
fundamentado, já que questões com problemas no
enunciado, dependendo da gravidade, é de bom tom que
sejam anuladas. Não sei se me expressei bem, mas, sob
certo ponto de vista, essa questão pode ser
considerada uma dessas, pois muitos perderam muito
tempo tentando realizar e provar um caso geral que na
verdade não era o que a banca queria. Eu gostaria de
uma explanação maior sobre os problemas envolvidos
nesta questão e, se possível, um resumo de todos os
casos possíveis (tenho certeza que a banca calculou
todos para chegar a uma conclusão dessas).
Escreverei mais amanhã (estou polemizando a lista, não
é? Quem se sentir incomodado, por favor, reclame... :)

André

 --- "Nicolau C. Saldanha"
<nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br> escreveu: > On Wed,
Sep 12, 2001 at 10:05:56PM -0300, Andre S

> Mas,
> que
> incita
> impressão
> mais

> O adjetivo "principal" foi usado apenas dentro do
> contexto
> histórico do problema: significando o caso que
> (a) a banca tinha em mente,
> (b) está previsto no gabarito,
> (c) de fato tem soluções.
>
> Não me ocorreu um adjetivo melhor para descrever o
> caso
> que tem estas três características.

> [...]

Yahoo! GeoCities
Tenha seu lugar na Web. Construa hoje mesmo sua home page no Yahoo! GeoCities. É fácil e grátis!
http://br.geocities.yahoo.com/