Re: Alfabetização Matemática

On Mon, Aug 27, 2001 at 12:25:54AM -0300, gandhi.ferrari wrote:
> Caros amigos da lista,
>
> Gostaria de esclarecer uma dúvida que surgiu em uma das
> minhas aulas. Trata-se de uma polêmica envolvendo o
> número 7. Ao escrever o 7, eu tenho por hábito fazer a
> grafia dele cortada, ou seja, no meu sete escrito a mão
> sempre aparece aquele traço no meio.
> Pois bem, alguns alunos vieram me questionar se era
> correto este corte no sete, pois em algumas escolas, as
> pedagogas orientam para que nao se grafe o sete cortado.
> Então, qual a grafia correta? E qual a justificativa
> para esta grafia.

> [...]

Antes de mais nada, você é o mesmo 'Ghandi' que eu conheço?

Acho um pouco inapropriado (senão bobo) falar deste tipo
de coisa em termos de 'certo' e 'errado' mas eu não sou
muito simpático a este corte no 7. Tenho uma vaga impressão
de que este corte é uma peculiaridade brasileira---
posso estar errado---já me disseram que em muitos países
as pessoas não entendem o que significa o estranho sinal '7-cortado'.
Eu também não me lembro de nunca ter visto um '7-cortado' em qualquer
font de computador ou em livro impresso (excetuando algumas cartilhas
ou livros de caligrafia para crianças, obviamente elaborados por
pedagogas de uma linha de pensamento diferente das da sua escola).
O que eu acho realmente horroroso e felizmente fora de moda
é o 2 com bolinha. Acho que não há nem cabe justificativa de caráter
matemático: as justificativas plausíveis são de caráter estético,
de legibilidade, de facilidade em escrever ou distinguir de outros sinais;
todos estes critérios são bastante subjetivos.

[]s, N.