Re: Geometria espacial

     Boa noite a todos,
      Agradeço a atenção dada a questão, porém eu esqueci de dizer que essa
pergunta me foi feita por um aluno do colegial. Assim eu procurava uma
solução somente com o que é dado no ensino médio. Então eu gostaria de
entender melhor esse trecho da resposta do prof. Nicolau :
"Uma forma aparentemente mais elementar mas no fundo equivalente
é observar que podemos usar uma espécie de Cavalieri para comparar
o volume deste sólido com o de uma esfera de raio r:
a razão entre as áreas é sempre 4/Pi.
Digo 'aparentemente' pq esta solução pressupõe que você saiba
o volume da esfera; é possível mas bastante complicado justificar
a fórmula para o volume da esfera em termos elementares.
Minha impressão é a de que isto raramente é feito no ensino médio;
mesmo o volume do cone raramente é devidamente justificado."

      Obrigado mais uma vez pela atenção,
            Raul