Re: Questão fácil ...

	Oi gente.

	Tudo o que todo mundo falou me parece correto. Eu soh queria
destacar eh que a confusao nao parece vir da logica nao, mas no
uso das palavras "antes" e "depois". Veja bem, nao eh muito claro se
"depois" quer dizer "na frente de" ou "atras de". Tem gente que usa de um
jeito, tem gente que usa de outro. Eu prefiro usar que "carro A estah
depois de carro B" como "carro A estah atras de carro B", o que dah a
interpretacao do pessoal que respondeu a esta mensagem (imaginando que eu
vejo a frente do primeiro carro e DEPOIS vejo os outros atras deste). A
resposta seria entao Preto, como no gabarito.

	Mas ha pessoas que pensam em "antes" como atras e "depois" como
na frente (imagine-se atras do ultimo, vendo a traseira deles, e esta
interpretacao passa a ser mais natural!). Acho que o Marcus estah usando
esta interpretacao, e entao tudo que ele escreveu passa a fazer sentido.
Usando esta segunda interpretacao a unica solucao seria:

	Preto (atras), DEPOIS Azul, DEPOIS Amarelo e DEPOIS, na frente,
Verde.

	Se voce acha esquisito, imagine-se de novo ATRAS do ultimo carro e
tudo fara sentido.

	Se fosse de Olimpiada, eu votava para anular. Se fosse questao
proposta, eu votava por uniformizar e usar soh "na frente de" e "atras
de" ao inves de antes e depois -- ai diminui a confusao.

	Abraco,
		Ralph

On Sat, 14 Jul 2001, Odelir Maria Casanova dos Santos wrote:

> Essa questão é MUITO fácil, mas eu agradeço quem poder me ajudar .
>
> Quatro carros, de cores amarelas, verde, azul, e preta, estão em fila.
Sabe-se que o carro que está imediatamente antes do carro azul é menor do
que o que está imediatamente depois do carro azul; que o carro verde é o
menor de todos, que o carro verde está depois do carro azul, e que o
carro amarelo está depois do preto. O primeiro carro:

> a) é amarelo
> b) é azul
> c) é preto
> d) é verde
> e) não pode ser determinado apenas com esses dados.
>
> A resposta do gabarito é c) é preto, mas se o carro verde é menor que
todos e fica na frente do carro azul, ele deve ficar na do carro que fica
na frente do carro azul, e é impossível o carro preto ser o primeiro pois
o amarelo fica na sua frente. Não tenho certeza, mas acho que essa
questão é de uma olimpíada brasileira antiga, só que eu encontrei isso em
um livro antigo.