Sent: Saturday, July 14, 2001 11:03 AM
Subject: Questão fácil ...

Essa questão é MUITO fácil, mas eu agradeço quem poder me ajudar .

Quatro carros, de cores amarelas, verde, azul, e preta, estão em fila. Sabe-se que o carro que está imediatamente antes do carro azul é menor do que o que está imediatamente depois do carro azul; que o carro verde é o menor de todos, que o carro verde está depois do carro azul, e que o carro amarelo está depois do preto. O primeiro carro:

a) é amarelo
b) é azul
c) é preto
d) é verde
e) não pode ser determinado apenas com esses dados.

A resposta do gabarito é c) é preto, mas se o carro verde é menor que todos e fica na frente do carro azul, ele deve ficar na do carro que fica na frente do carro azul, e é impossível o carro preto ser o primeiro pois o amarelo fica na sua frente. Não tenho certeza, mas acho que essa questão é de uma olimpíada brasileira antiga, só que eu encontrei isso em um livro antigo.

Falou pessoal
Marcus Dimitri