Re: Questão fácil ...

As afirmacoes sao :

1) O carro que esta imediatamente antes do carro azul e menor que o carro
que esta imediatamente apos o azul.
2) O carro verde e o menor de todos.
3) O carro verde esta depois do azul
4) O carro amarelo esta depois do preto.

Concluimos que o carro verde nao esta imediatamente apos o azul ... se
admitissemos isso, pela afirmacao 1, ele serie maior que o carro que esta
imediatamente antes do carro azul, UM ABSURDO, pois, pela afirmacao 2, o
carro verde e o menor de todos.

Portanto, o carro verde esta apos o azul, mas nao imediatamente apos.

Deve portanto haver um carro apos o azul e antes do verde. Logo, o carro
verde e o quarto carro e o carro azul e o segundo carro.

So resta o terceiro carro ser preto ou amarelo. Mas, nao pode ser preto,
pois isto implicaria que o primeiro carro seria necessariamente amarelo e,
pela afirmacao 4 , estaria depois do preto : UM ABSURDO, pois o primeiro
carro, por ser o primeiro, nao pode estar depois de nenhum outro.

Assim, o terceiro carro e necessariamente amarelo e o primeiro, preto.