From: titular
Sent: Thursday, July 12, 2001 9:10 PM
Subject: Re: Resultado do Brasil na IMO2001

Oi Eder e colegas da lista.
Meu mail vem meio que para ratificar a posicao do Eder, embora eu acho que acrescente algumas coisinhas.
Vou tentar aqui defender um pouquinho a participacao do Brasil nas outras Olimpihadas. Na minha opiniao o resultado pouco expressivo que o Brasil teve ateh agora na IPHO (Fisica), ICHO (Quimica), IOI (Informatica), IAO (Astronomia) e IBO (Biologia, o Brasil nem participa ainda), se deve essencialmente a falta de experiencia.
E ateh que estamos (Brasil) evoluindo rapido. Gracas aos mais de 20 anos de experiencia da OBM, os organizadores da OBF, OBQ, OBA, OBI e futura OBB tem se poupado de muitas cabecadas e crescido bastante rapido.
A motivacao de todos que fazem parte do ambiente olimpico eh a garantia solida de "breves" resultados.
A OBA em sua quarta edicao recem realizada passou este ano de 45.000 alunos. A OBF, mais nova ainda, deve este ano provavelmente ultrapassar este numero. Mesmo a OBI com a exigencia cruel do uso do computador (infelizmente eh a realidade do paihs), cresce exponencialmente. E na OBQ, OBF, OBA e OBB temos de preparar alunos para partes experimentais em laboratorios. Quantos colegios no Brasil brindam seus alunos com estas facilidades? E entre os que brindam, em quantos o laboratorio eh mais do que um repeteco da receita de um bolo que alguem jah fez?
O sistema de niveis e fases desenvolvido pela OBM ao longo destes arduos anos de trabalho serve como modelo e foi reaplicado com sucesso pelos outros comites olimpicos.
Agora, o resultado em uma Olimpiada Internacional depende de uma maturidade maior, precisamos dar um tempo antes de sermos tao criticos, pondero...
Quem acompanha as outras olimpihadas sabe que hah um grande esforco na perseguicao paralela dos mesmos nobres objetivos que a OBM tem como meta. O grau de dificuldade da prova que selecionou os alunos do Brasil que foram a IPHO foi bastante profundo, um grande salto em relacao ao ano anterior. E isto eh uma tendencia sem volta, fiquemos tranquilos.
Assim considero que nohs brasileiros temos um talento que nao eh estritamente matematico , digamos.
E gracas ao pioneirismo da OBM, chegaremos mais rapido do que pensamos a um nivel competivo em outras areas.
Sejamos mais compreensivos e saibamos esperar. A pressao do tipo que o proprio mail do Eder faz, certamente vai nos empurrar neste sentido. Mas pressao, com compreensao... As comissoes organizadoras das Olimpiadas de Ciencias no Brasil dao um duro danado, n! dificuldades, precisam da nossa tolerancia a pequenos deslizes e criticas enriquecedoras...
Concordo com o Eder quando ele afirma que o ensino no Brasil eh carente. E eh aih que as Olimpihadas entram em cena forcando colegios aracaicos a se modernizarem e professores jurassicos a se reciclarem. Se as Olimpihadas pegarem pesado demais nas primeiras fases, os boicotes, que infelizmente a mediocridade de alguns professores e donos de escolas fazem que sejam uma realidade, terao uma sobrevida maior. Mas os boicotes tendem a se extinguir, as Olimpiahdas estao no caminho certo, e este eh um jeitinho de ajuda o nosso pais a respirar um pouquinho.
Parabens a toda nossa equipe olimpica e a todos que ajudaram a que este sonho fosse realidade. E isto inclui todos que participam com garra da primeira fase da OBM. Na base desta piramide esta talvez o maior triunfo do esforco olimpico.
O Brasil nao ocupa sequer a 50a posicao em qualquer ranking de qualidade de vida, saude, educacao ou etc, da ONU, OMS, UNESCO , ou similar, mas em matematica jah estamos chegando ao 16o. Pena que um pais que fica aa frente do Canada, do Reino Unido, Italia, etc, tenha mais analfabetos que todos os etceteras somados. Eh de se orgulhar, e de chorar.
Abraco.
Daniel Lavouras - Bagual