Re: Unofficial Hierarchy by Countries!!

   Brasil em décimo-sexto na IMO?! Acho que nem o mais otimista acreditaria
nisto antes da competição!! Eu só não sabia que somente leva-se em conta a
pontuação dos alunos premiados com medalhas ou menção honrosa, uma vez que
somente a metade dos participantes é premiada com medalha. Na verdade,
existe alguma regra nesta classificação de países na IMO? ela nem é
oficial...
   Acredito que esta tenha sido a melhor classificação do Brasil na história
da IMO. O curioso é que já tínhamos conquistado um total de 3 medalhas de
prata em IMOs anteriores, e agora em uma só conquitamos 4!!
   O que dá gosto é ver o Brasil na frente de países como Irã, Polônia,
Hungria (o berço das olimpíadas), Canadá e Inglaterra, que possuem muito
mais tradição nas IMO e que por diversas vezes já estiverem entre os top
ten. A propósito, não posso esquecer de dizer que faz muito bem para o ego
do brasileiro ficar também na frente da Argentina, hehehe...
   Parabéns a todos os alunos participantes e seus professores que, de
alguma forma, contribuiram para esta conquista. Não podemos deixar de
parabenizar também a Secretaria da OBM, que de 4 anos para cá teve uma
atuação decisiva no sentido de aumentar o número de participantes da OBM (e
com isso seu nível de competitividade) e fazer com que os nossos
representantes nas olimpíadas internacionais estejam bem melhor preparados.

Até mais,
Marcelo Rufino de Oliveira