Re: Ceviana

On Thu, Jul 05, 2001 at 11:42:17AM -0300, João Paulo Paterniani da Silva wrote:

>    Olá. No último vestibular da Unimep havia a seguinte questão:
>
>    Ceviana de um triângulo é um segmento que liga um vértice a um ponto
> qualquer do lado oposto a esse vértice. São cevianas:
> a) bissetriz, mediana e mediatriz
> b) altura, bissetriz e mediatriz
> c) altura, bissetriz e mediana
> d) altura, mediana e mediatriz
> e) nenhuma das alternativas anteriores
>
>    Bem, o que eu pensei: bissetriz e mediana são certamente cevianas.
> Mediatriz não é necessariamente uma ceviana, pois nem sempre passa pelo
> vértice de um triângulo. E a altura? Eu lembrei que em um triângulo
> [...]

A defini,c~ao de ceviana na prova realmente pode gerar este mal entendido.
Ao inv'es de 'lado oposto' deveria dizer 'reta contendo o lado oposto'.
A defini,c~ao de ceviana 'e cl'assica e certamente inclui alturas,
o que est'a sujeito a m'as interpreta,c~oes 'e o enunciado.

Diga-se de passagem, este problema me parece mais apropriado a uma prova
de portugu^es (interpreta,c~ao de texto) do que de matem'atica.
E mesmo assim...

[]s, N.