[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: O Jogo "Vida"



Estou meio atrasado no papo mas aí vai uma dica: assistam ao filme "O 13º
Andar", pelo q entendi da conversa acho q esse filme, apesar de superficial,
tem um pouco a ver com esse jogo...

-----Mensagem Original-----
De: Paulo Santa Rita <p_ssr@hotmail.com>
Para: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Enviada em: Quarta-feira, 30 de Maio de 2001 15:19
Assunto: O Jogo "Vida"


> Ola Pessoal,
>
> O Jogo "Vida" e tambem conhecido por "Jogo de Conway", pois foi este
> Matematico que divulgou o jogo, descoberto originalmente por Stanislaw
Ulam
> e John Von Newman, em Los Alamos.
>
> Muito provavelmente o Jogo tem esse nome inusitado porque ele foi a
> motivacao original para os estudos em "Vida Artificial".
>
> O jogo e assim :
>
> 1) Voce coloca num tabuleiro de xadrex quantas pedras quiser nas posicoes
> que quiser.
> 2) Estabelece um conjunto de "regras de iteracoes"
> 3) Repete indefinidamente as regras e verifica o que acontece.
>
> Conway estabeleceu inicialmente as seguintes regras :
>
> 1) Se das casas vizinhas de uma casa exatamente 3 estiverem ocupadas por
> pedras, a casa deve ser ocupada, isto e : se ele estiver desocupada, deve
> ser ocupada por uma pedra; se estiver ocupada, deixa-se ela como esta.
>
> 2) Se das casas vizinhas de uma casa exatamente 2 estiverem ocupadas por
> pedras, deixa-se a casa como esta, isto e: se ela estiver desocupada, fica
> desocupada; se estiver ocupada, fica ocupada.
>
> 3) Em qualquer outro caso, a casa deve ser desocupada.
>
> Apos escolhermos a configuracao inicial que desejarmos, isto e, apos
> colocarmos quantas pedras quisermos nas posicoes que quisermos, aplicamos
as
> regras : surgira dai uma nova configuracao. Aplicamos as regras pela
segunda
> vez : surgira uma nova configuracao. E assim sucessivamente.
>
> O interessante do jogo e que nao obstante a rigidez e simplicidade das
> regras, as figuras que surgem surpreendentes ... Existe uma estrutura

> disposicao de pedras no tabuleiro ) que permanece invariante em sua forma,
> independente de quantas iteracoes efetuarmos. Esta estrutura e chamada
"Asa
> delta". Existem os "Construtores", em cujas colisoes sao geradas asas
deltas
> invariantes etc, etc
>
>
> E interessante perceber que o tabuleiro tem casas de canto, com tres casas
> vizinhas; casas laterais, com 5 casas vizinhas e casas de centro, com 8
> casas vizinhas.
>
> O Jogo vida e interessante porque e uma palida simulacao de nosso
universo,
> pelo ponto de vista mecanico ... de fato : supondo fixas as leis naturais,
> podemos imaginar que elas forjariam um contexto no qual surgiria a Vida ?
O
> jogo de Conawy SUGERE que sim ... Conway e Von Newman (Hoje Conway e
titular
> da catedra Von Newman, em Princeton )mostraram que, atendidas algumas
> condicoes iniciais, o jogo vida pode CRIAR ESTRUTURAS ESTAVEIS COM PODER
DE
> REPRODUCAO !!!....
>
> Assim, atendidas determinadas condicoes, leis naturais fixas ( as regras
de
> Conway ) nao sao obstaculos ao aparecimento da riqueza e plasticidade
> daquilo que chamamos Vida !
>
> Indiretamente estes resultados reforcaram a Tese de Oparin.
>
> Este jogo ja foi discutido aqui na Lista, pelo Prof Nicolau. Todavia,
desde
> a epoca de sua prelecao ate hoje, muitas outras pessoas se cadastraram,
> podendo portanto nao estarem a par deste empolgante tema : eis a razao de
eu
> estar falando isso agora !
>
> Eu faco uma proposta. Considerando que :
>
> 1) Muitas pessoas aqui sabem programar computadores.
> 2) Fazer um programa do jogo vida, na forma simples e original como Conway
o
> abordou, e facil.
> 3) Podemos imaginar o tabuleiro de xadrex como uma matriz 8 por 8
> 4) Uma casa desocupada pode ser representada por zero. A ocupada, por um.
> 5) numeramos as linhas de cima para baixo, de zero ate sete. As colunas,
da
> esquerda para a direita, tambem de zero ate sete.
> 6) Pascal todo mundo sabe, pois estuda-se em todas faculdades. A linguagem
C
> e um Pascal melhorado.
>
> Vamos fazer em C o jogo vida ?
>
> A estruturacao do Programa e Simples :
>
> 1) Modulo de entrada de dados : recebe ate 64 pares ordenados. Cada par
> ordenado informado indica que a matriz 8 por 8 deve receber um 1 naquela
> posicao. Exemplo :
>
> 0,0
> 1,1
> 3,4
> 7,7
> 8,8 (posicao que nao existe e que indica que queremos parar de entra com
> pares ordenados )
>
> a matriz TABULEIRO[7][7] SERA ZERADA EM TODAS AS SUAS POSICOES EXCETO EM
> TABULEIRO[1][1], TABULEIRO[3][4] E TABULEIRO[7][7]. Nestas posicoes
recebera
> um.
>
> 2) Modulo de processamento : recebe a matriz do modulo 1) e aplica as
regras
> de Conway.
> 3) modulo de exposicao : expoe a matriz na tela de video, apos o modulo
> anterior e augarda uma resposta. Se a resposta for zero, o jogo para. Se
for
> N, aplica as regras de Conway N vezes e torna a exibir a matriz.
>
> Um exemplo de exposicao :
>
> 00000000
> 00000000
> 00000000
> 00000000
> 00011100
> 00001000
> 00000000
> 00000000
>
> Bom. Fica a proposta. Quem faz ? Eu ajudo e faco em C qualquer rotina que
> esteja mais complicada.
>
> Um abraco
> Paulo Santa Rita
> 4,1219,30052001
>
>
>
> _________________________________________________________________________
> Get Your Private, Free E-mail from MSN Hotmail at http://www.hotmail.com.
>
>