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Re: O Jogo "Vida"
Ola Hugo,
Neste ultimo domingo eu fiz uma versao ( em C ) bem simples deste jogo, mas
que permite aplicar QUAISQUER REGRAS ( de um certo tipo ) e nao so as de
Conway. Falta compilar e tirar algum bug que possa existir. Vou divulgar os
fontes aqui na lista. Pensando sobre o jogo, descobri tambem um fato
interessante que vou falar.
Um abraco
Paulo Santa Rita
2,1701,04062001
>From: iver@infonet.com.br (Hugo Iver Vasconcelos Goncalves)
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: Re: O Jogo "Vida"
>Date: Mon, 4 Jun 2001 16:30:20 -0300
>
>Estou meio atrasado no papo mas aí vai uma dica: assistam ao filme "O 13º
>Andar", pelo q entendi da conversa acho q esse filme, apesar de
>superficial,
>tem um pouco a ver com esse jogo...
>
>-----Mensagem Original-----
>De: Paulo Santa Rita <p_ssr@hotmail.com>
>Para: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Enviada em: Quarta-feira, 30 de Maio de 2001 15:19
>Assunto: O Jogo "Vida"
>
>
> > Ola Pessoal,
> >
> > O Jogo "Vida" e tambem conhecido por "Jogo de Conway", pois foi este
> > Matematico que divulgou o jogo, descoberto originalmente por Stanislaw
>Ulam
> > e John Von Newman, em Los Alamos.
> >
> > Muito provavelmente o Jogo tem esse nome inusitado porque ele foi a
> > motivacao original para os estudos em "Vida Artificial".
> >
> > O jogo e assim :
> >
> > 1) Voce coloca num tabuleiro de xadrex quantas pedras quiser nas
>posicoes
> > que quiser.
> > 2) Estabelece um conjunto de "regras de iteracoes"
> > 3) Repete indefinidamente as regras e verifica o que acontece.
> >
> > Conway estabeleceu inicialmente as seguintes regras :
> >
> > 1) Se das casas vizinhas de uma casa exatamente 3 estiverem ocupadas por
> > pedras, a casa deve ser ocupada, isto e : se ele estiver desocupada,
>deve
> > ser ocupada por uma pedra; se estiver ocupada, deixa-se ela como esta.
> >
> > 2) Se das casas vizinhas de uma casa exatamente 2 estiverem ocupadas por
> > pedras, deixa-se a casa como esta, isto e: se ela estiver desocupada,
>fica
> > desocupada; se estiver ocupada, fica ocupada.
> >
> > 3) Em qualquer outro caso, a casa deve ser desocupada.
> >
> > Apos escolhermos a configuracao inicial que desejarmos, isto e, apos
> > colocarmos quantas pedras quisermos nas posicoes que quisermos,
>aplicamos
>as
> > regras : surgira dai uma nova configuracao. Aplicamos as regras pela
>segunda
> > vez : surgira uma nova configuracao. E assim sucessivamente.
> >
> > O interessante do jogo e que nao obstante a rigidez e simplicidade das
> > regras, as figuras que surgem surpreendentes ... Existe uma estrutura
>
> > disposicao de pedras no tabuleiro ) que permanece invariante em sua
>forma,
> > independente de quantas iteracoes efetuarmos. Esta estrutura e chamada
>"Asa
> > delta". Existem os "Construtores", em cujas colisoes sao geradas asas
>deltas
> > invariantes etc, etc
> >
> >
> > E interessante perceber que o tabuleiro tem casas de canto, com tres
>casas
> > vizinhas; casas laterais, com 5 casas vizinhas e casas de centro, com 8
> > casas vizinhas.
> >
> > O Jogo vida e interessante porque e uma palida simulacao de nosso
>universo,
> > pelo ponto de vista mecanico ... de fato : supondo fixas as leis
>naturais,
> > podemos imaginar que elas forjariam um contexto no qual surgiria a Vida
>?
>O
> > jogo de Conawy SUGERE que sim ... Conway e Von Newman (Hoje Conway e
>titular
> > da catedra Von Newman, em Princeton )mostraram que, atendidas algumas
> > condicoes iniciais, o jogo vida pode CRIAR ESTRUTURAS ESTAVEIS COM PODER
>DE
> > REPRODUCAO !!!....
> >
> > Assim, atendidas determinadas condicoes, leis naturais fixas ( as regras
>de
> > Conway ) nao sao obstaculos ao aparecimento da riqueza e plasticidade
> > daquilo que chamamos Vida !
> >
> > Indiretamente estes resultados reforcaram a Tese de Oparin.
> >
> > Este jogo ja foi discutido aqui na Lista, pelo Prof Nicolau. Todavia,
>desde
> > a epoca de sua prelecao ate hoje, muitas outras pessoas se cadastraram,
> > podendo portanto nao estarem a par deste empolgante tema : eis a razao
>de
>eu
> > estar falando isso agora !
> >
> > Eu faco uma proposta. Considerando que :
> >
> > 1) Muitas pessoas aqui sabem programar computadores.
> > 2) Fazer um programa do jogo vida, na forma simples e original como
>Conway
>o
> > abordou, e facil.
> > 3) Podemos imaginar o tabuleiro de xadrex como uma matriz 8 por 8
> > 4) Uma casa desocupada pode ser representada por zero. A ocupada, por
>um.
> > 5) numeramos as linhas de cima para baixo, de zero ate sete. As colunas,
>da
> > esquerda para a direita, tambem de zero ate sete.
> > 6) Pascal todo mundo sabe, pois estuda-se em todas faculdades. A
>linguagem
>C
> > e um Pascal melhorado.
> >
> > Vamos fazer em C o jogo vida ?
> >
> > A estruturacao do Programa e Simples :
> >
> > 1) Modulo de entrada de dados : recebe ate 64 pares ordenados. Cada par
> > ordenado informado indica que a matriz 8 por 8 deve receber um 1 naquela
> > posicao. Exemplo :
> >
> > 0,0
> > 1,1
> > 3,4
> > 7,7
> > 8,8 (posicao que nao existe e que indica que queremos parar de entra com
> > pares ordenados )
> >
> > a matriz TABULEIRO[7][7] SERA ZERADA EM TODAS AS SUAS POSICOES EXCETO EM
> > TABULEIRO[1][1], TABULEIRO[3][4] E TABULEIRO[7][7]. Nestas posicoes
>recebera
> > um.
> >
> > 2) Modulo de processamento : recebe a matriz do modulo 1) e aplica as
>regras
> > de Conway.
> > 3) modulo de exposicao : expoe a matriz na tela de video, apos o modulo
> > anterior e augarda uma resposta. Se a resposta for zero, o jogo para. Se
>for
> > N, aplica as regras de Conway N vezes e torna a exibir a matriz.
> >
> > Um exemplo de exposicao :
> >
> > 00000000
> > 00000000
> > 00000000
> > 00000000
> > 00011100
> > 00001000
> > 00000000
> > 00000000
> >
> > Bom. Fica a proposta. Quem faz ? Eu ajudo e faco em C qualquer rotina
>que
> > esteja mais complicada.
> >
> > Um abraco
> > Paulo Santa Rita
> > 4,1219,30052001
> >
> >
> >
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