probleminhas

  Olá pessoal,
Olhem só os seguintes problemas:
1)Considere um número n de 4 dígitos,quadrado perfeito.Se a cada algarismo
de n se adiciona 1, o número resultante é outro quadrado perfeito.Determine
n.
Eu consegui achar n, que é 2025(45)^2, pois 3136=(56)^2. Mas o problema é o
método pra se achar n. A única coisa que eu percebi foi que obviamente o
quadrado de um inteiro tem 0,1,4,5,6,9 como algarismo das unidades; de
maneira que n pode terminar em 0,4,5 ou 9. Assim  33=<sqrtn<=97. Por
tentativas e com um pouco de sorte dá pra sair rápido, mas gostaria de saber
se existe uma maneira mais rápida pra resolver...

2)Considere um hexágono regular ABCDEF.Sejam P e M as interseções da
diagonal BD com as diagonais CF e CE respectivamente, e N o ponto de
interseção das retas AD e CE. Determine a área do triangulo PMN em função do
lado deste hexágono.

  Obrigado,
   []´s
      Henrique