-----Mensagem Original----- 
    
    
    Enviada em: Quinta-feira, 12 de Abril 
    de 2001 14:32
    Assunto: Re: Algoritmo de equacao
    
    Isto eh o metodo conhecido como de Cardano 
    (embora a ideia original nao seja dele), e publicado no primeiro livro 
    impresso de Algebra, a Ars Magna de Cardano (1545). Veja o meu livro 
    Resolucao de Equacoes Algebricas, Ed. da Univ. Santa Ursula.
    So alguns detalhes:
     
    a) No passo 2, eh q, e nao -q.
     
    b) Nos passos 4 e 5, qundo voce diz 
    "encontramos raiz cubica", voce estah trabalhando nos reais ou complexos? Se 
    for nos complexos, seria necessario esclarecer qual das 3 raizes cubicas se 
    escolherah. Isto pode dar problema no passo 6, e voce achar "raizes 
    estranhas". Se voce so aceitar trabalhar nos reais, nao conseguirah resolver 
    equacoes simples, que so tem raizes reais.
    O melhor eh substituir os passos 3 a 6 
    por:
    3) Encontre uma raiz y1 (real ou nao) da 
    equacao acima.
    4) Encontre uma raiz cubica z de y1 (isto 
    eh, qualquer complexo z tal que z^3=y1)
    5) Temos x1=z-p/(3z)
     
    c) Os passos 7 a 10 estao corretos (uma vez 
    achado x1), mas as outras raizes poderiam ser achadas diretamente. Chamando 
    u = - p/(3z), e w=cis(2pi/3), temos: x2= wz+w^2u; x3= w^2z+wu. (Observe que 
    w^2=1/w = conjugado de w)
     
    d) Observe tambem que x1=z+u; x2= wz+w^2u; x3= 
    w^2z+wu. Esta "danca" de 1, w, w^2 (que sao as raizes cubicas de 1) foram 
    responsaveis, historicamente, pela introducao do tema "permutacoes" na 
    resolucao de equacoes algebricas, e acabaram dando na Teoria de Galois 
    (1830), que explica quando uma equacao pode ser resolvida por uma "formula", 
    em termos das propriedades dos "grupos" de permutacoes das suas 
    raizes.
     
    JP
    
      ----- Original Message ----- 
      
      
      Sent: Thursday, April 12, 2001 11:55 
      AM
      Subject: Algoritmo de equacao
      
      Por uma obra "do acaso", "descobri" (sem saber q já 
      existia) um algoritmo que calcula as raízes de uma equacao do 
      tipo:
       
      ax^3 + bx + c = 0
       
      Chamamos tais raízes de x1, x2 e x3
       
      1) Dividimos a equacao por a :   x^3 + px + q 
      = 0
      2) Montamos uma nova equacao em y tal que:   
      y^2 - qy - (p^3)/27 = 0
      3) Encontramos as raízes y1 e 
      y2 da equacao acima
      4) Encontramos raíz cúbica de y1, chamando esta de 
      k1
      5) Encontramos raíz cúbica de y2, chamando esta de 
      k2
      6) Temos: x1 = k1 + k2
      7) Dividimos  (x^3 + px + q)/(x - x1), encontrando: 
      x^2 + (x1)x + p + (x1)^2
      8) As raízes desta equacao sao x2 e x3
      9) x2 = (-x1 + sqrt(-4p -3(x1)^2))/2
      10) x3 = (-x1 - 
      sqrt(-4p -3(x1)^2))/2
       
      Posso ter vacilado em alguma conta, por favor 
      avisem...
       
      []'s
       
      Alexandre 
Terezan