Re: geometrias & triângulo com mais de 180o ?

Olá Rogério e demais listeiros! Amigo Rogério, desculpe-me pela demora.
OS POSTULADOS DE EUCLIDES SÃO:
1. Uma reta pode ser traçada de um para outro ponto qualquer.
2. Qualquer segmento finito de reta pode ser prolongado indefinidamente
para construir uma reta.
3. Dados um ponto qualquer e uma distância qualquer, pode-se traçar um
círculo de centro naquele ponto e raio igual à dada distância.
4. Todos os ângulos retos são iguais entre si.
5. Se uma reta cortar duas outras retas de modo que a soma dos dois ângulos
interiores, de um mesmo lado, seja menor que dois ângulos retos, então as
duas outras retas se cruzam, quando suficientemente prolongadas, do lado da
primeira reta em que se acham os dois ângulos.

Comentários:
O quarto postulado parece ser dispensável dada a sua obviedade, mas reparem
que não é o mesmo que dizer: “todos os ângulos retos são retos”. Para
Euclides, um ângulo reto era obtido, sobrepondo-se duas retas de modo que
formassem ângulos adjacentes iguais. Ele queria que o postulado garantisse
que os ângulos obtidos dessa maneira fossem sempre iguais.

Já o quinto postulado  parece ter uma estrutura mais elaborada que os
demais, tendo um jeitão de teorema. Por isso Euclides (e muita gente boa
depois dele) passou um bom tempo tentando demonstrá-lo valendo-se unicamente
dos outros quatro teoremas. Este quinto postulado é equivalente a:
“Por um ponto fora de uma reta passa uma única reta paralela à primeira”.
E eu acho (CORRIJAM-ME SE EU ESTIVER ERRADO) que é também equivalente à lei
angular de tales:
A soma das medidas dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 2 retos.

OS AXIOMAS DE EUCLIDES

1. Duas coisas iguais a uma terceira, são iguais entre si.
2. Se parcelas iguais forem adicionadas a quantias iguais, os resultados
continuarão sendo iguais.
3. Se quantias iguais forem subtraídas das mesmas quantias, os restos serão
iguais.
4. O todo é maior que a parte.

COMENTÁRIO
Hoje não existe distinção entre Postulado e Axioma.
Para os gregos (da época de Euclides), alguém que duvidasse da validade de
um postulado, não teria aptidão para o estudo da geometria, sem se tornar,
por exemplo, inapto ao estudo da aritmética; mas se alguém tivesse o
 “topete” de duvidar de um axioma, esse infeliz não poderia exercer qualquer
atividade intelectual (talvez aí se tenha tido a idéia de se criar a
faculdade de pedagogia, para atender esse pessoal).
Brincadeirinha!!!!!!
Mas como o Nicolau colocou, essas coisas têm, hoje, apenas valor histórico.

Não raro vejo, em apostilas de pré-vestibular e até mesmo em livros, os
postulados sendo citados e depois, uma batelada de exercícios métricos, sem
nenhum  problema de demonstração. Esquisito isto, não?
Não duvido que haja, ainda hoje, alunos do ensino médio decorando esses
postulados.
O mesmo ocorre com aqueles nomes das paralelas cortadas por uma transversal:
alternos e internos, colaterais internos etc. Acho que essas coisa aparecem
nos nossos livros didáticos como axiomas e esse batismo só teria utilidade,
para se fazer demonstrações.
[]s, Josimar