Re: geometrias & triângulo com mais de 180o ?

Rogerio Fajardo wrote:

> Por dois pontos passa uma única reta não decorre do axioma das paralelas? Ou
> é um axioma?

    Não decorre dos axiomas das paralelas. Pois, se tal axioma diz que "por um
ponto fora da reta, passa uma e somente uma reta paralela à primeira", como
vamos entendê-lo, se não soubermos o que é "reta"?
    Mas agora, pensando bem, eu posso ter confundido as coisas (escrever com
pressa não dá certo :-)). Até onde eu me lembre, pontos, retas, planos e algumas
outras coisas são "entes primitivos", istoé, não são definidos, presume-se que
todos concordem sobre o que são.

> Aliás, quais são os axiomas de Euclides?

De qualquer forma, para um estudo cuidadoso, com cada axioma, cada teorema, etc,
recomendo o livro que usei em Geometria I. Chama-se "Geometria Euclidiana Plana"
do João Lucas Marques Barbosa. Encontra-se à venda pela SBM, em vários lugares,
inclusive no IMPA.

A pro

Não sei se Lagrange também errou ou se sequer tentou, mas estou fazendo uma
cadeira aqui na UFRJ na qual estamos estudando os livros do Legendre, e foi nele
que estava o erro.

[]'s

Alexandre Tessarollo