Re: Incertezas

Ola Bruno,

Fico feliz em saber que pude ajudar, de alguma maneira. Francamente, não sei
responder a pergunta que você formulou, sobre o curso de graduação no qual
estas coisas sejam justificadas com rigor. Posso apenas resumir a minha
experiencia pessoal ...

Parece que se deve sobretudo a Gauss os principais resultado na teoria dos
erros.

Ele precisava determinar a posição de Ceres, um pequeno planeta ( asteroide
) da constelação de Touro e que orbita entre Marte e Jupiter. O astronomo
Piazzi havia-o encontrado em 1 de janeiro de 1801 e feito entao algumas
medidas experimentais. Mas Ceres se aproximou do Sol e os astronomos o
perderam.

O que restava ?

Em sintese, as medidas de uma direçao ( um rumo ) da orbita.

Usando conhecimentos de Mecanica Celeste (As leis de Kepler e a Lei de
Gravitacao )e o metodo dos minimos quadrados, Gauss previu o lugar do Ceu
onde, entre 25 de novembro e 31 de dezembro de 1801 Ceres deveria ser
novamente visivel. O astronomo Zach ( em 31 de dezembro ) confirmou a
previsao de Gauss !

A solucao de Gauss recai numa equacao do 8 grau. Uma das raizes e a orbita
da Terra. Entre as outras 7 estaria a orbita de Ceres. O Metodo dos minimos
quadrados serviu para, por absurdo, refutar a maioria das outras solucoes. (
Voce pode ver esta solucao na "Theoria Motus", de Gauss )

Este resultado de Gauss foi importante por dois motivos

1) Hegel, um filosofo ( dos Bons !), havia dito que "por consideracoes
estritamente filosoficas" nao poderia haver mais que os 7 planetas entao
conhecidos. O resultado de Gauss derrubou essa pretensao estapafurdia de
filosofos quererem falar de Matematica ...

2) Gauss passou a se interessar por astronomia, aperfeicoando muito os
metodos que entao existiam.

Bom, eu vou ficando por aqui. No fundo, estou comecando a achar que as
Faculdades Tecnicas nao dao muita atencao a "Matematica e Fisica em Si",
como ciencias. Elas as vem apenas como ferramentas.

Imagino que para algo como Sociologo ou Economista, tudo bem. Mas para
Engenheiros e Fisicos as "tecnicas matematicas" deveriam ser provadas com
todo rigor. Um Fisico ou Engenheiro so podem ser tornar melhores se
compreenderem porque as tecnicas e metodos matematicos funcionam.

Um abraco Bruno,
Bons estudos !

Paulo Santa Rita
2,02042001,1957