Re: Ajuda urgente: cálculo do volume de um tanque.

Pessoal.
Era exatamente este tipo de reflexoes que eu queria suscitar. So que, como
vieram do grande Ralph, ja estao na sua forma final. Colocacoes "to the
point".
Eu acrescentaria, para provocar mais a todos, o seguinte:
Desde Arquimedes (ou antes, de Eudoxo?) se calculam integrais, por metodos
relativamente proximos da definicao. O chamado "Teorema fundamental do
Calculo" (sec.XVII), que permite "calcular" certas integrais em "segundos",
sabendo de cor um primitiva (ou tendo uma tabela delas) eh sem duvida uma
grande invencao da humanidade.
Mas acho que o ensino do Calculo criou uma especie de expectativa de que
toda integral teeeeem de ser calculada desta forma. Dahi a pletora dos
"metodos de integracao", para tentar fazer as mais complicadas se moldarem a
tabela (o que alias tambem gera problemas divertidos).
Fica ainda na cabeca das pessoas que resolver "numericamente" uma integral
eh uma especie de vergonha, uma capitulacao do Departamento do Calculo
diante do Departamento de Calculo Numerico (que tal fundir estes 2
departamentos num so?).
Na verdade, como o Ralph demonstrou com os seus exemplos, isto eh ilusorio.
Eh apenas uma questao de saber de onde se parte.
Acho que estah em tempo de o ensino de Calculo (pelo memos em cursos de
Matematica) apresentar a integral como: 1) a medida de um "estoque"; 2) um
excelente instrumento para justificar "existencia" em matematica (como no
caso do logaritmo, citado pelo Ralph). E nao como aquela cobrinha sem
sentido que eh "o contario da derivada".
JP

JP