Re: Iniciação nos problemas complexos

On Sun, 11 Feb 2001, Gustavo Martins wrote:

> Estou no 3° ano do Ens. Médio e gostaria de saber quais livros você me
> recomenda para que eu possa desenvolver meu raciocínio, minha criatividade e
> me tornar capaz de resolver problemas de matemática desafiantes (no estilo do
> da OBM, IMO, etc).  Fui no site da OBM, mas achei a lista de livros
> recomendados exagerada. Gostaria que me citasse apenas os livros que servirão
> como passos fundamentais sobre o que lhe disse. Depois eu me esforçarei para
> evoluir sozinho.

Outras pessoas recomendaram livros texto que devm ser bons
(digo devem ser com toda a inocência pois a verdade é que eu não
conheço bem nenhum livro de matemática para ensino médio).
Minha recomendação vai em um sentido totalmente diferente:
consiga algumas listas de problemas ou provas de olimpíadas
(na minha própria home page tem um monte, na página da obm tem muito mais)
e tente *resolver* os problemas. Eu disse resolver e não ler as soluções.
É normal que você demore às vezes vários dias para resolver alguns
problemas e que alguns poucos permaneçam completamente misteriosos mesmo
depois de alguns dias de trabalho. Às vezes é legal discutir um problema
mais difícil com alguém.

[]s, N.