Iniciação nos problemas complexos

Estou no 3° ano do Ens. Médio e gostaria de saber quais livros você me recomenda para que eu possa desenvolver meu raciocínio, minha criatividade e me tornar capaz de resolver problemas de matemática desafiantes (no estilo do da OBM, IMO, etc).
Fui no site da OBM, mas achei a lista de livros recomendados exagerada. Gostaria que me citasse apenas os livros que servirão como passos fundamentais sobre o que lhe disse. Depois eu me esforçarei para evoluir sozinho.

Atenciosamente,
Gustavo