Re: questoes q norteam mentes e um pouco de fisica

> diz q Einstein nunca assumiu as transformações de
> Lorentz ou qualquer equacao de outra pessoa como sendo dele

Isso eh mesmo verdade, basta ler "A Teoria da Relatividade Especial e
Geral", do Albert Einstein, Ed. Contraponto. Ha' a edicao alema, com o mesmo
nome, e a americana, tabem homonima.

> deu a explicacao generalizada desses descobertas de maneira brilhante...

esse "brilhante" eh muito *relativo* :) Ao meu ver, nao foi nada de
brilhante, e sim muita tolice. De fato, o proprio Einstein e os
historiadores tem um consenso de que a unica contribuicao real dele para a
teoria foi ter banido o eter. Se isso eh ou nao brilhante, depende do ponto
de vista :)

> pois einstein
> anunciou a transformacao das massas transversais
> e longitudinais nela

Lorentz jah havia feito isso em meados da decada de 1890, para responder uma
discrepancia que Millikan encontrou em sua experiencia.

> portanto descoberto essa pequena formula atraves disso!

Quem "descobriu" essa formula foi Henri Poincaré, em 1900, com um artigo com
as consideracoes gerais sobre as transformacoes de Lorentz, como eu jah
havia mencionado antes. O Poincare' foi quem lancou toda a filosofia e
tambem enunciou a substituicao do principio de relatividade classico (de
Galileu-Newton). Mas, ainda no trabalho de Poincare', visava-se salvar o
conceito de eter da teoria de Maxwell. Foi soh com o artigo definitivo de
Einstein, em 1905, que mostrou-se que a teoria do eter, em face as
descobertas de FitzGerald, Lorentz, Poincare' e Lammor, eram desnecessarias.
No livro do Einstein, que eu jah citei, embora nao exista uma exposicao
completa historica da evolucao da teoria, o Einstein deixa bem claro isso
tudo.