RE: Geometria, correção

Bom dia,

Caro Eduardo, tenho algumas dúvidas em alguns exercícios propostos para o
ensino médio.

Gostaria que o senhor me ajudasse a responde esses execícios que com certeza
tirarei

todas as minhas dúvidas.

Vou prestar o vestibular e ainda tenho dúvidas nesses exercícios que estou
estudando.

1 - Encontre o termo geral da PA (1,7, ...)

2 - Qual é o décimo quinto termo da PA (4,10, ...)

3 - Quantos são os números naturais menores que 98 e divisível por 5?

4 - Interpole 11 meios aritmédicos entre 1 e 37.

5 - Interpole 9 meios aritméticos entre 1 e 49.

6 - Quantos múltiplos de 3 existem entre 10 e 95?

7 - Quantos meios aritméticos podemos inserir entre 7 e 25, de modo que a
razão seja 3?

8 - Numa estrada existem dois telefones instalados no acostamento; um no km
3 e o outro

no km 88. Entre eles serão colocados mais 16 telefones, mantendo-se entre
dois consecutivos

sempre a mesma distância. Determine em quantos marcos quilométricos deverão
ficar esses

novos telefones.

9 - Numa PA, A2 + A6 = 20EA4 + A9 = 35. escrever a PA.

10- Ache 5 números em PA crescente, sabendo que o produto dos extremos é 28
e a soma

dos outros três é 24.

11- Ache três números em PA crescente, sabendo que a soma é 15 e o produto é
105.

12- Ache a soma dos 40 primeiros termos da PA (8,2, ...)

13- Determine o 6º termo de uma PG (5,10,20, ...)

14- Sabendo que X-4, 2X-4 E 10X-4 são termos consecutivos de uma PG.,
calcule X de modo que seja

positivo.

15- Insira 4 meios geométricos entre a e 486, obtém-se um aP.G. de razão
igual a 3.Qual é o

valor de a? 2 2

16- Ache a matriz A=(aij) de ordem 3, em que a, -J + J __ i-j,se.i=j

17- Determine a matriz transposta da matriz A=(aij) 3x2 em que aij = /

__ j-i,se.j#j

18- Determine a, b, x e y sabendo que (x+y a+2b) = (3 -1)

(-y+2x b-a ) = (0 7)

19- Data a matriz A=(2 0 0)

(3 -2 5), Obtenha a matriz X tal que X =A+A

(-1 -4 -3)

20- Data as matrizes A=(2 1), B= (0 -1), C= (3 0)

(-3 4) (2 5) (6 1), Calcule:

a) A+B+C b) A-B-C c) A-B-C d) A+B-C

21- Calcule cada um dos determinantes a seguir:

3 2 5 -1 2 3

A= 4 1 3 B= 0 1 4

2 3 4 -2 -3 5

22- Resolva as equações:

2 4 1 x+1 3 x

a) 2 4 x = 0 b) 3 x 1 =0

3 1 2 x 2 x-1

23- Calcule os valores de x, y e z no sistema:

x+2y+z=1

3x-2y-2z=-1

x+3y-z=-9

24- Resolva a equação Ax3=4Ax2

25- Quantos números distintos de 5 algarismos podem ser formados usando-se
os algarismos 1,2

3,5 e 8?

26- Quantas são anagramas da palavra EDITORA, que começa por A?

C6.3

27- Calcule: ---------------------------

C4,1+C5,4 + C11,1

28- Resolva a equação C - C =0

m.3 m.2

29- Quantas comissões com 6 membros podemos formar com 10 alunos?

(7 2 4)

30- Determine E, sendo E= (2 + 1 - 2)

31- Desenvolva:

3