Re: Energia e referenciais

10/01/01 15:15:44, "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br> wrote:

>Certo. Se a energia é E = 1/2 mv^2 então mudando de referencial
>v muda e portanto E muda. Mas é mais grave: mesmo diferenças de energia
>mudam de acordo com o referencial.
>
>Imagine um trenzinho de brinquedo dentro de um trem de verdade.
>Os dois trens estão andando na mesma direção e sentido.
>A velocidade do trem grande é 100; o pequeno acelera de 0 para 10
>no referencial do trem grande, ou de 100 para 110 no referencial terra.
>Se a massa do trenzinho é 2 a energia cinética dele passou de 0 para 100
>no referencial do trem grande, e ele ganhou 100 de energia.
> [...]
Essa loucura (que universo fascinante, nao?) eh apenas uma "redistribuicao energetica" (ou seja, um corpo tem mais energia cinetica sob um referencial do que o outro mas isso eh equilibrado pela diminuicao de energia, digamos, potencial) ou
realmente a energia de um corpo depende do referencial? Isso obviamente implica que   a massa depende do referencial. Por que isso acontece?????
[[[[[]]]]]s, J.P. (fdGNCS)