Re: Energia e referenciais

On Tue, 5 Dec 2000, Bruno wrote:

> Como queria participar um pouco da lista, lá vou eu pondo minha cabeça a
> prêmio...
>
>     Sobre a energia depender do referencial, o que eu posso dizer como um
> estudante que acabou de acabar o segundo grau e que perguntou isso ao seu
> professor é que sim, depende... A explicação que ele me deu é baseada numa
> definição de que a "energia é capacidade de realizar trabalho".
>     Se um corpo tem energia cinética, ele é capaz de, ao se chocar com um
> outro, realizar trabalho (Força em um certo espaço) sobre este segundo. Mas
> [...]

Certo. Se a energia é E = 1/2 mv^2 então mudando de referencial
v muda e portanto E muda. Mas é mais grave: mesmo diferenças de energia
mudam de acordo com o referencial.

Imagine um trenzinho de brinquedo dentro de um trem de verdade.
Os dois trens estão andando na mesma direção e sentido.
A velocidade do trem grande é 100; o pequeno acelera de 0 para 10
no referencial do trem grande, ou de 100 para 110 no referencial terra.
Se a massa do trenzinho é 2 a energia cinética dele passou de 0 para 100
no referencial do trem grande, e ele ganhou 100 de energia.
Mas no referencial terra a energia passou de 10000 para 12100
e ele ganho 2100 de energia cinética.

[]s, N.