Energia e referenciais

Como queria participar um pouco da lista, lá vou eu pondo minha cabeça a
prêmio...

    Sobre a energia depender do referencial, o que eu posso dizer como um
estudante que acabou de acabar o segundo grau e que perguntou isso ao seu
professor é que sim, depende... A explicação que ele me deu é baseada numa
definição de que a "energia é capacidade de realizar trabalho".
    Se um corpo tem energia cinética, ele é capaz de, ao se chocar com um
outro, realizar trabalho (Força em um certo espaço) sobre este segundo. Mas
o quanto de trabalho que ele pode realizar depende também da velocidade do
outro.
    Considerando a energia potencial gravitacional de um corpo, acho que dá
pra dizer que é o trabalho que a força peso pode vir a realizar sobre este
corpo (que ganha energia cinética, que pode transmitir a outro corpo de
alguma forma). Por isso a gente falar em Epg = m.g.h . Essa altura "h" é em
relação a um referencial: "do chão não passa".
    Espero que as coisas funcionem mais ou menos desse jeito aí...

Abraço do "invasor",
Bruno Mintz