Numero estranho

   Caro Ricardo, se vc nao tiver acesso a Eureka, vai um resuminho. o numero
142857 eh o periodo de 1/7. Observe que se p eh primo, 1/p eh uma dizima. No
caso de 1/7, aparecem todos os restos possiveis, faca a conta. Assim,
multiplicar 142857 por 3 corresponde a achar o periodo de 3/7, ou comecar a
divisao em outro ponto, o que vai dar os mesmos algarismos. Estou longe da
minha bisbilhoteca, mas acho que o proximo numero que tem essa propriedade
eh o periodo de 1/17, depois 1/19. De um modo geral, se o periodo de 1/p,
sendo p primo, tem p-1 algarismos, vale essa propriedade. Tais numeros sao
chamados de ciclicos.

   Ha ainda outras propriedades interessantes. Divida 142857 em duas partes,
142 e 857. A soma eh 999. Isso acontece com qualquer ciclico, de modo que
basta calcular a metade do periodo, desde que vc saiba que o numero eh
ciclico. Obeserve ainda que 142857x8=1142856, e vc ainda tem 1, 4, 2, 8, 5,
faltando o 7, que vale 1+6, os dois outros algarismos.

   Ha mais coisinhas, mas estou ficando velho e prolixo. Abracos, olavo.