Radioatividade

Duas perguntas:
1: Como se chega a "vida media=1/k"?
2: Ora, como a meia vida porde ser 70% da vida media? Isso eh confuso; a mim parece que o mais provavel seria que a meia-vida fosse bem mais curta, pois haveria uma chance grande de a substancia decair metade dos atomos varias vezes, ou seja, a vida media deveria ser de (varias vezes)x meia-vida. O que eu quis dizer eh que o mais provavel seria que o atomo ficasse com massa m/2 (depois de uma meia-vida), depois m/4, m/8, depois m/16 e soh chegasse a 0m depois de muitas meia-vidas...