Relação na natureza.

Desculpem-me a falta de concisão nisto q escreverei,
mas é realmente o melhor q posso fazer. Um amigo meu
disse q havia lido num livro (ele não lembra o nome)
sobre um matemático (também não lembra) deste século
(tampouco sabe exatamente) que queria (ele não se
lembra se conseguiu ou não) demonstrar que a relação
entre o comprimento real do rio -- considerando-se as
suas curvas e reentranças -- e a distância direta da
sua nascente até sua desenbocadura, é pi.
Eu sou demasiadamente leigo para dizer se isto é
possível ou não. Apenas acho pouco provável, já q
imaginar isso é dizer q o rio, aproximadamente, iria
de sua nascente até sua foz, voltava até a nascente e
retornava por último à foz para completar esta
relação, q é o número q todos conhecemos (3,14...).
Alguém sabe algo a respeito? Esse tipo intrigante de
problema e outras peculiaridades da matemática me
interessam deveras, porém sou tão viciado q às vezes
não durmo direito a ficar pensando no problema.
Colabore quem puder (e quiser!), por favor.

Vik

=====
"Meu Deus, protegei-me de meus amigos!
Dos meus inimigos eu me encarregarei."