Re: _Matemática_do_Xadrez

Galera, mais uma vez venho lembrar que a questão não é se é possivel dar mate ou não...esta questão de xadrez reverso, só pergunta de quem foi o ultimo lance...e a resposta é clara a8=B...Bem, sinto informar a todos os iniciantes (pois assim se colocam) que a posição já é de empate, visto que seria uma falta de censo jogar qualquer lance, quanto mais obter a vitória...´pois então eu lanço um desafio: quem achar que é possivel dar mate nessa possição, eu dou a eternidade para resolver essa situção, pois a regra é clara - Rei e Bispo contra Rei , Rei e 2 cavalos contra rei não é possivel dar xeque mate, ocasionando empate por falta de material.

PS: No caso de Rei e 2 Cavalos contra Rei é possivel um tipo de mate, mas não é forçado...ou seja, o lado mais fraco coloca o pescoço no laço......Falow
----- Original Message -----
From: "sidd" <sidd@linkexpress.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Thursday, November 16, 2000 8:26 PM
Subject: Re: _Matemática_do_Xadrez

Biscoito wrote:

> Eu posso lhe provar o quão dificultoso o é fazê-lo,
> mas impossível eu não teria como provar. Como eu
> disse, é bem mais difícil e com certeza o problema é
> proposto desta forma (o peão pegando o bispo, não a
> rainha) para fins da pegadinha, mas não chega a ser
> impossível. Veja as jogadas e, dependendo de quanta
> cagada (desculpe a expressão, mas é exatamente assim q
> eu defino o q deve ocorrer) o rei preto cometer, é
> possível sim chegar ao mate em 11 jogadas, se não me
> engano.

na verdade é impossível, pq o bispo pode apenas tomar casas de uma cor
(brancas ou pretas), e não importa como vc posicione os reis, o rei
ameaçado sempre tem como fugir para uma casa de cor diferente. Em alguns
casos é possível causar um empate, em que o rei naum tem como se mover
mas não está em cheque. (Rei em c8, Bispo em b8, rei em a8, por exemplo)

na verdade, a unica logika para escolher o bispo seria essa: o jogador q
fez o bispo estah tão atras no cronometro q mesmo q pegue a dama seu
tempo chegaria a zero antes dele fazer um mate. dessa maneira, ele
escolhe o bispo e o jogo é declarado empatado. uma manobra bastante
interessante, por sinal.