Geometria Plana

Não sei se consegui traduzir o esquema dessa questão, mas vejam:

Dado um triângulo equilatero ABC são traçadas as seguintes circuinferências: X tangente ao ponto A, Y tangente ao ponto B e Z tangente ao ponto C, sabendo que a área das circunferências crescem, nessa ordem, numa PG de razão a e que as alturas relativas aos três lados passam pelos centros das circunferências calcule a área do trinagulo formado pela junção dos centros das circunferências. ahhh, considere o raio de X igaul a r...

vi essa questão e quando comecei a resovê-la percebi que a solução era "muito grande" e trabalhosa... estou certo?