Re: Cicloide...

> Ola Bruno,
> Tudo Legal ?

Sim, e aí?

> Claramente que se o comprimento do fio for superior ao
> comprimento do arco cicloidal, nas extremidades - quando o
> fio cobrir todo o arco - teremos um "arco de circulo", nao
> um arco cicloidal...

Sim, mas eu não estava me referindo a este caso...
É duro se comunicar em geometria só com palavras...
Supondo que o comprimento não seja superioir ao do arco cicloidal, qual a
resposta pra minha pergunta?

?

> Voce ja estudou as evolutas ( e involutas ) ? Em particular,
> a evoluta do Circulo ?

Não.
Apenas me lembro de já ter ouvido uma vez esses nomes...

Até mais...

<Bruno Woltzenlogel Paleo>
bwp@h8.ita.br
UIN-77325094