Re: Cicloide...

Oi Bruno,

Concordo contigo que falar de Geometria sem figuras e um
bocado chato ... Acho mesmo que a dificuldade em
trabalharmos com figuras e um fator que limita o numero de
questoes geometricas que aparecem na lista.

No caso que voce cita agora, onde o fio e menor que o arco
cicloidal, o caminho sera um arco cicloidal desde que o
corpo possa ser considerado pontual ( ou entao voce "corta"
os arcos para ocorrer um ajustamento perfeito ).

Eu te perguntei sobre evolutas porque este e o conhecimento
teorico que serve para justificar a natureza cicloidal do
arco. As evolutas e involutas admitem a seguinte
propriedade:

"A TANGENTE A INVOLUTA E PERPENDICULAR A EVOLUTA"

Voce pode construir a evoluta usando uma TANGENTE
DESLIZANTE. A propriedade acima, aplicada ao circulo,
permite resolver questoes belissimas e bastante intrataveis
por metodos convencionais. So a titulo de exemplificacao,
se, no circulo, voce ligar a tangente deslizante ao centro,
tera um angulo "alfa" produzipo apos percorrer um arco de
circulo "teta" tal que :

TG(alfa) = teta  => sen(alfa) = teta*cos(alfa)

As equcoes: sen(x) = y*cos(x), x e y angulo, nao sao simples
!

Bom, finalizando, ve-se portanto que o pendulo sincrono de
Huygens, dada a propriedade Baquistocrona do arco cicloidal,
e tambem o pendulo de tempo minimo para uma dada amplitude.

Um abraco
Paulo Santa Rita
4,0957,18102000

Don't E-Mail, ZipMail! http://www.zipmail.com/